A identidade visual do casamento não é vista apenas na decoração. O convite de padrinhos, do chá de panela, as tags, o save the date, o menu, entre outros, também precisam harmonizar com o estilo escolhido pelo casal para o grande dia. O convite para o casamento, então, nem se fala! É importante que, na hora das escolhas, os noivos conheçam as tendências, mas o que deve pesar é o gosto de cada um. Afinal, de que adianta estar na moda, se o estilo não tem nada a ver com você? Confira algumas dicas para você escolher o convite ideal para o seu casamento: Cores A paleta de cores que está em alta para os casamentos de 2016 são o rosa quartzo e o azul serenity. Com isso, os convites e produtos de papelaria ganharam um ar romântico, por serem cores claras e delicadas, que se harmonizam muito bem com tons nude. Para os detalhes, a aposta é feita nos tons do ouro: branco (prateado), dourado e rosé. No entanto, se você é mais clássica e sempre sonhou com um convite branco, não exite em seguir o seu gosto. Uma dica é tentar colocar o que está em alta, apenas em algum detalhe de papelaria, assim, você poderá ter um convite moderno, mas com a sua cara. Estilo Tradicional ou descolado? Clássico ou divertido? O estilo do convite já vai dizer muito sobre o seu casamento, afinal é o primeiro contato do convidado com o grande dia. Por isso, os noivos devem conversar muito entre si, principalmente se o estilo de um for diferente do outro. O tipo de letra usada na mensagem, por exemplo, é um dos pontos que evidencia muito o estilo do casal. Hoje, é possível ousar com letras superdiferentes, mas muitos noivos, com receio de desagradar pais conservadores, não inovam. Uma boa solução é apostar em formato e diagramação tradicionais, porém com fontes diferenciadas, que proporcionam um efeito, ao mesmo tempo, original e sofisticado. Papel e Envelope Os tipos de papel e o envelope são detalhes importantes a serem definidos sobre o convite. Há uma infinidade de opções para gostos e bolsos diferentes. O papel reciclado é ecologicamente correto, porém um pouco mais caro. Os metálicos também pesam mais no orçamento e são mais sofisticados. Já os papéis nacionais foscos são mais em conta e, portanto, os mais usados. Para envolver os convites, a pergaminata já é um clássico e tem muitas variações que dão um efeito muito bonito, principalmente quando há desenhos no estilo da decoração ou remetendo ao ambiente onde será realizado o casamento. As capas com corte a laser também impressionam. Outro acabamento que dá um visual interessante é o monograma com efeito 3D. Conheça o nosso parceiro: http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/coletivo-contorno
A escolha do local ou dos locais onde serão realizadas a cerimônia e a festa do casamento nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, o site Berries and Love resolveu dar uma ajudinha nesse item, que é um dos primeiros a ser pesquisado quando o casal torna-se noivo e noiva. Confira 6 dicas ótimas do Espaço Meet: ♥ Dica 1: Não existe uma regra de antecedência necessária para se reservar o espaço. No entanto, a média é de um ano e meio. Se os noivos querem uma data específica, ideal o quanto antes, pois o espaço só realiza um evento por dia. ♥ Dica 2: Saber a capacidade do espaço é um dos primeiros fatores a serem levados em consideração, pois, assim, os noivos saberão se a festa comporta ou não seus convidados no local desejado. Além da capacidade, é importante verificar o regulamento do espaço, pois alguns locais não permitem banda, música alta ou música até determinado horário. Alguns espaços não deixam que se pendure nada nas paredes ou mesmo que finque algo no gramado, por exemplo. É claro que isso tudo tem de ser levado em consideração pelos noivos. ♥ Dica 3: Antes de fechar o contrato com o espaço escolhido, verifique se o que constava no orçamento está no contrato: mobiliário, gerador, limpeza do salão e dos banheiros, limpeza final. É importante também saber os horários que são permitidas a montagem e a desmontagem do evento. Além disso, não deixe de verificar todas as cláusulas de cancelamento e obrigações de ambas as partes. ♥ Dica 4: Normalmente, os eventos possuem 1 segurança a cada 100 convidados. Verifique se o local possui todos os documentos e saídas de emergência. Esse é, sem dúvidas, um ponto superimportante. ♥ Dica 5: Um local próximo à igreja é bem melhor e deve ser levado em consideração. Fazer o convidado se deslocar muito gera grande transtorno, além de muitas vezes ser perigoso e financeiramente ficar menos viável. Pontos de taxi na porta sempre são bem-vindos também. ♥ Dica 6: Não se preocupe tanto em definir o estilo do casamento antes de decidir o local. É a decoração que irá seguir e atender às necessidades e estilo dos noivos. Confira o post completo no site: http://www.berriesandlove.com/6-dicas-para-escolher-o-local-do-casamento/">http://www.berriesandlove.com/6-dicas-para-escolher-o-local-do-casamento/
Para que no grande dia tudo ocorra como sonhado e planejado, a contratação de alguns profissionais é indispensável. Há casais que para economizar contam com a ajuda de amigos e familiares, mas correm um grande risco dos imprevistos saírem do controle. A não ser que esse parente seja de fato um profissional do segmento, é melhor não arriscar. O ideal mesmo é contratar fornecedores de qualidade, até mesmo para que você se sinta a vontade de cobrar se algo sair diferente do que foi pedido. Por isso, selecionamos seis profissionais indispensáveis para que o seu casamento seja perfeito. 1. Cerimonial - O dia do casamento é cheio de emoções. Muitas vezes quem está próximo do noivo e da noiva fica sensível e não consegue ser racional em casos de imprevistos. O serviço do cerimonial, além de deixar tudo organizado na data, é o profissional mais indicado para esses momentos. O fornecedor trabalha com racionalidade para resolver tudo o que for preciso de última hora e está ali para tranquilizar os mais emotivos com o evento. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/assessoria-de-eventos-cerimonial">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/assessoria-de-eventos-cerimonial
2. Serviço de buffet - Não precisa ser o mais caro, nem o mais barato. Procure qualidade, referências e credibilidade. Pode ser a maior e mais luxuosa festa de casamento, mas se a comida deixar a desejar não terá o mesmo brilho. Busque conhecer um pouco sobre a trajetória da empresa, entre em contato com clientes antigos e pergunte o que acharam sobre o serviço. É um ponto muito importante, que merece tempo e dedicação nos preparativos. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/buffets">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/buffets 3. Músicos, DJ, banda - A música da cerimônia e da festa é o que faz o clima. Não arrisque escolher as músicas que ama sem contratar bons profissionais. Encaixe no seu orçamento um bom fornecedor e na hora de fazer a playlist pense no que os convidados estão abertos a ouvir. A faixa etária dos amigos e familiares pode influenciar positivamente na escolha do repertório. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/djs-som-iluminacao">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/djs-som-iluminacao 4. Decoração - Mesmo que seu casamento seja mais intimista e você queira fazer muita coisa, vale a pena contratar esse profissional. Os preços variam muito, por isso, se pesquisar com certeza vai achar um fornecedor que harmonizará os seus mimos personalizados com uma decoração bem feita e rica em detalhes. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/decoracao-de-festas">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/decoracao-de-festas 5. Bebidas - A contratação desse profissional vai te ajudar a acertar na quantidadede de bebidas e ainda pode te garantir uma economia boa para seu casamento. Esse fornecedor irá calcular a quantidade certa e os tipos ideais de espumante, cerveja, água, refrigerante, entre outros, para o grande dia. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/bebidas-vinhos-espumantes">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/bebidas-vinhos-espumantes 6. Fotografia e filmagem - O que não falta é fornecedor para fotografar e filmar o seu casamento. Tudo vai depender do seu gosto e bolso. Só não deixe de fazer esses dois registros. A filmagem muitas vezes mostra momentos que as fotos não captaram e as fotos registram detalhes que no vídeo passa despercebido. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/fotografia">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/fotografia http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/filmagem">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/casamento/filmagemPara você que sonha em ter drinks na festa do seu casamento, confira o post superbacana que o site Berries and Love fez sobre drinks no casamento. ?Hoje, vou dividir com vocês várias dicas de como surpreender os convidados através dos drinks, sejam eles alcoólicos ou não. E para isso, conto com a ajuda de quem é referência no assunto, nosso parceiro NM Drinks. Welcome Drinks Provavelmente, quem já foi em um casamento durante o dia ou num local mais afastado, como num sítio ou fazenda, ou até mesmo onde a cerimônia aconteceria no mesmo local da recepção, foi recepcionado com os famosos welcome drinks. Isso nada mais é do que uma forma gentil de recepcionar os convidados antes da cerimônia começar, afinal eles passam horas se arrumando, depois se deslocando e muitas vezes acontecem atrasos na cerimônia. Com os welcome drinks os noivos demonstram carinho com os convidados ao disponibilizar águas saborizadas, sucos e até mesmo água de coco como eu fiz no meu casamento. Estação de Drinks Já há algum tempo, os casamentos gringos vêm dando um show de inspiração no quesito estações de drinks. A ideia é criar um cantinho especial temático, dentro da proposta do casamento. Os bares de drinks não precisam ser sem personalidade e igual em todos os eventos. Que tal criar uma decoração especial para ele e deixá-lo com a cara dos noivos? Além de mudar apenas a decoração, que tal mudar a forma de servir também? Drinks em minigarrafinhas ou vidrinhos vem sendo sucesso absoluto! Ficam dispostas de forma que dão fácil acesso aos convidados e se tornam um mimo na decor! Deixe a criatividade livre, leve e solta! Drinks sem Álcool Casamentos diúrnos, cristãos, praianos ou qualquer tipo de festa de casamento não precisa, obrigatoriamente, ter bebida alcoólica. E caso tenha não é preciso ter todos os tipos. O meu teve apenas vinho e drinks sem álcool, sabiam? O mais importante é que a festa seja um reflexo dos noivos. Mas ainda que o casamento tenha ou não bebida alcoólica é possível servir drinks sem álcool. Inclusive fazem muito sucesso com a criançada e gravidinhas! E, claro, com quem for dirigir! As possibilidades de drinks sem álcool são imensas e podem incluir refrigerantes como Soda ou Sprit, polpas, água de coco, sorvete, frutas, leite condensado, folhinhas verdes, chá e o que mais a imaginação permitir. Drinks com álcool O gerente da NM Drinks, Marcos Vignoli, me contou que, nos últimos anos, vem acontecendo uma mudança de perfil do público de bebidas alcóolicas. O refinado e o trivial estão cada vez mais juntos e conquistaram o paladar da nova geração, dando origem a coquetéis com misturas nunca imaginadas. Grandes marcas, como a Maison Veuve Clicquot, tiveram que sair da zona de conforto com seus clássicos e nobres champagnes para alcançar os mais jovens, bem como o NM Drinks que precisou se reinventar a cada evento para atender a pedidos inusitados. O NM Drinks lançou shots a base de uísque, licor de café e Baileys para mudar o conceito de que shot é feito só com vodca ou cachaça. ?Se fosse há algum tempo, ninguém cogitaria a possibilidade de unir o sofisticado com o simples. Para muitos, seria sinônimo de boicotar uma bebida tradicional: um champagne Veuve Clicquot com abacaxi, manga ou morango? No entanto, atualmente, essa é a tendência e o público jovem, ousado, busca novas experiências e sabores nos coquetéis, drinks, espumantes, enfim, nas taças que bebem?, Fernando Júnior, presidente do Grupo Meet.? Confira o post completo no site.
O buquê ideal faz toda a diferença para compor a beleza do vestido de noiva. No entanto, escolher dentre milhares de tipos de flores as que mais combinam com seu estilo não é uma tarefa fácil. Ele pode ser romântico, cheio de personalidade, com tons pastéis ou cores fortes e vibrantes, vai depender de vários fatores. Além disso, hoje, é possível sair do comum com plantas que há pouco nunca se pensaria em usar em um casamento. Por isso, separamos algumas dicas para que você acerte na escolha do buquê e ele seja perfeito para o seu grande dia! 1. Tendência que vem conquistando cada vez mais as noivas, o chamado "brooch bouquet", buquês de broches. São indicados para os vestidos que não possuem muitas pedrarias ou bordados na região do tronco. Para tornar o arranjo ainda mais exclusivo e especial, a noiva pode usar peças de familia como: brincos, anéis, broches ou presilhas. Esse tipo de buquê é feito artesanalmente e pode ser encomendado ou feito pela própria noiva. 2. Os buquês redondos e fartos caem bem para diversos estilos de noivas. São modelos tradicionais e combinam muito com vestidos que possuam a cauda bem longa ou o véu comprido, pois ajuda a equilibrar o visual. Opte por flores de cores mais escuras. Ainda é possível ousar um pouco mais, dependendo da quantidade de detalhes do vestido e optar por mesclar, junto com as rosas, algumas pedrarias. 3. Os buquês tipo cascata podem ser a escolha perfeita para vestidos de noiva fluidos ou minimalistas. Esse tipo é mais cumprido e chega até, mais ou menos, a altura da coxa ou dos joelhos da noiva. São indicados para mulheres mais altas com vestidos retos que não possuam tantos detalhes na região da saia. 4. Os buquês de flores silvestres, simples e feitos com flores de temporada, são a opção perfeita para complementar o look de uma noiva boho chique, bem como os buquês assimétricos. 5. Hortênsias, peônias, rosas, orquídeas, eucaliptos e até oliveiras são as flores e plantas perfeitas para elaborar um belíssimo e atual buquê de noiva.
Noivinhas de plantão, vejam que bacana o post com ?Dicas para animar a pista de dança no casamento?, do site Berries and Love: Sei bem que uma das preocupações das noivinhas (são muitas, né?) é em relação à pista de dança no casamento. Como mantê-la animada a festa inteira? Como fazer com que os convidados fiquem à vontade e se interajam melhor durante a festa? Já adianto para vocês que a resposta é mais simples do que parece! Para uma opinião mais assertiva convidei o Henrique Braga, gerente da Meet Produtora e parceiro aqui do Berries and Love para responder a algumas perguntinhas minhas. Para quem não sabe, a Meet Produtora possui excelentes DJs, músicos e bandas de todos os tipos e estilos que existem, e se preocupa em oferecer a atração musical que combine melhor com cada casal e com cada proposta de casamento. - Quais as vantagens de se contratar um dj, banda ou atração especial diretamente de uma produtora? "Todo evento precisa de uma música direcionada para o público presente. A vantagem de se contratar um DJ ou atração especial, principalmente por intermédio de uma produtora, é que se está diante de um profissional testado, com experiência e competência para lidar com diversos tipos de público. Além disso, caso surja qualquer tipo de imprevisto com o DJ ou banda, a produtora pode prontamente substituir esse profissional por outro do mesmo nível." - O que fazer para manter a pista de dança animada durante toda a a festa? "O mais importante é entender o público, definir previamente o tipo de música que o cliente quer e gosta, o tipo de música que ele não quer; e os improvisos também são bem-vindos, desde que o DJ esteja sempre antenado nos mais novos hits e nos limites do que pode e não pode tocar." - Uma dica para surpreender os convidados na pista de dança "Tocar hits do momento, tocar músicas que representam os clientes ou parentes e amigos próximos do cliente costuma funcionar bastante." - O layout e a decoração da pista de dança influenciam na animação? "Sim, com certeza. Uma pista de dança que tenha uma iluminação bacana, uma boate bem-feita, certamente é mais convidativa e deixa os convidados mais à vontade para se soltarem e sentir que estão confortáveis naquele ambiente." Confira o post completo no site: http://www.berriesandlove.com/dicas-para-animar-pista-de-danca-no-casamento/">http://www.berriesandlove.com/dicas-para-animar-pista-de-danca-no-casamento/
Chá de lingerie: as amigas adoram participar desse momento! É um dos mais divertidos encontros antes do casamento e tem um clima maravilhoso de glamour, alegria, criatividade, sensualidade... As noivinhas amam e os noivos mais ainda! Cada peça mais linda que a outra, tem conjuntos sexy e comportado, de todas as cores para os diversos momentos do casal. Para dar uma ajudinha na organização do chá de lingerie e surpreender as convidadas, algumas lojas de peças íntimas também oferecem a produção do encontro. Além disso, a noiva escolhe o tamanho e as lingeries que mais gosta, facilitando, assim, a escolha da amiga que irá presentear sem correr o risco de errar. Confira abaixo as duas melhores lojas de lingeries para festejar esse dia tão animado com suas amigas: 1. Sweetness Lingerie: criada por Isabela Schrier, a Sweetness Lingerie é o resultado da sua paixão por moda, lingeries e o mercado de casamento. Apresentar ao público feminino um novo conceito de moda íntima, com peças exclusivas, tendo como diferencial a possibilidade de serem utilizadas para compor looks no dia-a-dia, se tornou a missão da marca. A loja desenvolveu a Linha SweetBride, exclusiva para noivas e promove o ?Meu Chá Sweetness?, que é o chá de lingerie da marca. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/sweetness-lingerie">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/sweetness-lingerie
2. Jóia Senedese Lingerie: há mais de 15 anos trabalhando com lingeries de padrão internacional, faz sucesso fora e dentro do Brasil, onde escolheu as noivas como as "meninas dos olhos". É uma empresa que considera os preparativos para o casamento como a realização do sonho de amor! Por isso, a Jóia Senedese promove também o ?Chá da Jóia?, com cardápio de comidinhas, doces, bebidas e brincadeiras. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/joia-senedese-lingerie">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/joia-senedese-lingerieMomento fofura! A entrada dos pajens e das daminhas no casamento é, com certeza, a hora em que os convidados dão boas risadas com os mais espevitados e fazem aquele ?ooowwnn? de apaixonados com tanta graciosidade dos pequenos. Mesmo que alguns casais já tenham em mente quais crianças irão colocar para a entrada é importante pensar detalhes da escolha antes de fazer o convite. Por isso, selecionamos 5 dicas para vocês não terem dor de cabeça e o momento fofura encantar ainda mais o grande dia: 1- Cuidado com os muito pequenos: realmente são muito fofos os mais novinhos vestidos de terninho ou suspensório e as daminhas com os vestidinhos rodados como bonequinhas. Mas de que adianta muita fofura se eles não derem conta de entrar? Algumas crianças são tímidas e na hora travam, outras são muito mimadas e resolvem não fazer a entrada e não há quem os faça mudar de ideia. Quanto mais novo, maior o risco de ter esses problemas, portanto, a dica é: escolha os de 4 anos para cima. 2- Não precisa ser parente: se você não tem um priminho (a), irmão (ã), ou sobrinho (a), não se preocupe. O importante é você ter afinidade com a criança, para quando ela chegar a porta da igreja e ver os noivos abrir um sorriso reconhecendo o casal. 3- O que elas vão levar até o altar: nunca se esqueça de que são crianças. Mesmo que você tenha amado um carrinho que tenha tudo a ver com a decoração do casamento, se for pesado, abra mão. Pense que o pajem e a daminha não têm a mesma força que você e o momento já pode ser difícil para eles. Por isso, pense em objetos leves que tudo sairá bem. 4- Cabelo e maquiagem das damas: lembre-se que as damas ainda são meninas e, por isso, devem ter uma maquiagem leve e os cabelos soltos ou, no máximo, um coque despojado. Menos laquê é MAIS, neste caso! 5- Conversa com os pequenos: é muito importante conversar com eles sobre o papel que vão desenvolver no dia. Fale para os pais conversarem com as crianças. Se preciso, mostre um vídeo de casamento no momento das entradas. A dama e o pajem precisam saber o que vão fazer e se decidir se realmente querem assumir esse papel.
Um dos pontos altos da maioria das festas é a mesa de doces. Além de sabores deliciosos, os bombons, trufas, mousses, entre outros, encantam pela delicadeza, personalização e design. No entanto, há casos em que o doce é lindo, mas o gosto é terrível e, na primeira mordida, o convidado encerra e deixa o restante na mesa. Há também aqueles que não têm uma boa aparência, apesar de gostosos, mas deixam a mesa do evento feia, sem muitos atrativos. O bom mesmo é quando o fornecedor sabe fazer com excelência em todos os aspectos. Por isso, separamos os 4 melhores buffets de doces, de Belo Horizonte, para você surpreender o paladar dos seus convidados! 1. Isabela Franco Atelier de Bolos e Doces: nasceu da vontade da proprietária Isabela Franco de fazer um bolo de aniversário bem molhadinho, sem ser muito doce. Confeitar os sonhos das pessoas tomou conta do seu coração e criou asas! O que antes era apenas um hobby, tornou-se um negócio. Isabela Franco abandonou a profissão de analista de sistemas, em 2009, e hoje curte a vida fazendo o que mais gosta: doces e bolos lindos! Frequentou salas de aula de grandes cake designers no mundo todo, criou técnicas próprias e sempre acreditou nos diferenciais que tem de qualidade e visual. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/isabela-franco-atelier-de-bolos-e-doces-ltda">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/isabela-franco-atelier-de-bolos-e-doces-ltda
2. L?atelier du Sucre: tornou-se conhecido em Belo Horizonte por seus doces finos, lembranças e bolos deliciosos. Os principais ingredientes de suas receitas são carinho, profissionalismo e desejo de surpreender em cada evento. Oferecem uma diversidade de opções: naked cake, bolos decorados, brigadeiros gourmet, trufas, copinhos de chocolate, pães de mel, bombons, bem-casados e muitas outras opções que garantem um momento único aos noivos em seu grande dia! O L?atelier também oferece vasilhames para locação e montagem da mesa de doces. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/latelier-du-sucre-">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/latelier-du-sucre- 3. Café com Bombom: uma nova marca para um novo tempo, com clientes cada vez mais exigentes e que querem produtos feitos exclusivamente para as suas demandas. Você vai ver que dá gosto deixar o Café com Bombom fazer parte da sua vida. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/cafe-com-bombom">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/cafe-com-bombom 4. Confiserie Du Chocolat: inaugurou, em 2007, sua loja de doces artesanais produzidos com o autêntico chocolate belga. A grife de chocolates, assinada pela empresária Cynthia Géo, utiliza como ingredientes principais a criatividade e a sofisticação, com produtos diferenciados tanto pelo sabor, quanto pelo design. O chocolate foi eleito pela Revista Veja como o melhor de Belo Horizonte. Seja como opção de presente, montagem de mesa de doces para festas ou lembrancinhas para ocasiões especiais, a Confiserie du Chocolat é sempre uma certeza de satisfação. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/confiserie-du-chocolat">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/confiserie-du-chocolatNão há nada melhor do que saborear uma comida bem-feita harmonizada com a bebida certa, mas nem sempre acertamos, e o que poderia ser uma experiência maravilhosa, fica a desejar. Por isso, é importante pesquisar antes de fazer as compras, seja para uma festa ou um simples jantar. Se o ponto alto do menu for carne, há detalhes que farão toda a diferença. Separamos algumas dicas de harmonização que são fundamentais para o planejamento do cardápio e a compra da bebida. ? Carne branca e carne vermelha Quando o prato principal for uma carne branca, harmonize o vinho de acordo com o molho. Carne branca, sem molho, harmoniza com Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Quando for carne vermelha, o tradicional são os vinhos tintos, mas o que deve ser levado em conta é o modo de preparo e os temperos usados. As carnes grelhadas vão muito bem com vinhos tintos amadeirados: Malbec e Tannats são ideiais. Carnes bem passadas não combinam com vinhos taninos porque eles conferem uma sensação de amargor indesejada. O que harmoniza melhor, nesse caso, é um Merlot ou Pinot Noir de média intensidade. ? Carnes ricas em sabor como linguiças É isso mesmo. Também há harmonização para esse tipo de carne. Geralmente, o vinho deve ser tinto, leve e um pouco frisante, servido entre 12 e 14 graus. As salsichas, por exemplo, combinam sabor e suculência, maciez e aroma, por isso a tendência é um vinho suave, que equilibra o sabor forte, mas que possui um toque fresco e efervescência, para atenuar a gordura desse tipo de alimento. ? A uva varia de acordo com o corte Tintos harmonizam bem com carne, mas a uva varia de acordo com o corte. Filé harmoniza com Pinot Noir. Costela de novilho harmoniza com Malbec ou Cabernet. Contrafilé harmoniza com Cabernet ou Syrah. Filé da costela harmoniza com Cabernet ou Chianti. O corte da costelinha de porco, sendo ela defumada, pode ser considerado um prato relativamente delicado, mas também marcante. Por isso, o clássico Riesling Alemão (seco) é perfeito. O lombinho, um corte de carne relativamente magro, tem um fundo neutro em termos de sabor que combina tanto com vinhos brancos, como tintos. É possível pensar em vinhos de corpo médio, com boa intensidade de fruta, para dar um toque especial ao prato. ? Harmonização de acordo com os molhos Se a carne tem molho, harmonize o vinho de acordo com ele. Molhos apimentados harmonizam com Riesling ou Sauvignon Blanc. Molhos de limão harmonizam com Sauvignon Blanc. Os amanteigados ou de queijos caem perfeitamente com Cabernet ou Syrah. A intensidade do vinho depende muito do tipo de molho que vai acompanhar a carne. A principal dica é: quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpada deve ser a bebida. Os vinhos com uva Shiraz harmonizam com as carnes acompanhadas de molhos gordurosos e suculentos. O que se deve ter atenção em uma boa harmonização é com a identificação da característica dominante no prato, que muitas vezes pode estar no molho, tempero ou na técnica de preparo, e não apenas no ingrediente principal. Para não errar no seu evento, consulte a Meet Bebidas Finas. http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/meet-bebidas-finas">http://www.seuevento.net.br/belo-horizonte/meet-bebidas-finas